Liquidação em Manaus

No período de 26 de março a 11 de abril, o consumidor poderá comprar produtos com descontos que chegarão a 60%. É o Liquida Manaus, campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Manaus) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), com a expectativa de alavancar as vendas em torno de 35%, comparando com o período anterior.

Para o encerramento da campanha está previsto um show da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano. No ano passado a campanha resultou num aumento de 29% nas vendas e agora a meta é chegar a muito mais. “Esta deverá ser a segunda melhor data de vendas do ano”, prevê o presidente da FCDL-AM, Ralph Assayag. A melhor data para todo o comércio é o Natal.

A promoção será realizada pelo quarto ano consecutivo, mas até então ela ocorria em meses diferentes. O período definido agora entre março e abril foi resultado de uma pesquisa, que indicou ser este o de melhor encaixe dela em função da “desacelerada” no varejo. A esperança dos lojistas é “esquentar” o primeiro semestre, numa preparação ao período da Copa do Mundo.

Além dos descontos, uma bateria de prêmios está programada, que inclui 10 caminhões com móveis e eletrodomésticos para mobiliar uma casa, 10 motocicletas, cinco televisores de LCD de 32 polegadas e cinco notebooks. Para participar o consumidor trocará notas fiscais de R$ 25 reais por cupons.

E com cinco cupons e mais R$ 20 ele poderá comprar o ingresso para o show da dupla sertaneja que será realizado, provavelmente, no Centro de Convenções, o Sambódromo. Para garantir os prêmios os lojistas investirão R$ 250 mil, que esperam a recompensa por meio das vendas.

Os organizadores esperam adesão de pelo menos 1,5 mil lojistas associados. “Quem entra ganha”, diz Assayag, incentivando a participação de lojistas na campanha que está aberta aos lojistas do Centro da cidade, da periferia e dos shoppings.

Inadimplência

A CDL fechou o balanço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de 2009 sobre os registros de inadimplência. Em todos os meses é maior o número de registros de entrada que o de saída. O índice médio fica em 3%, menor que o nacional que ultrapassa os 5%.

A exceção fica com os meses de outubro e novembro em que é maior o número de pessoas “limpando” o nome que os novos registros de inadimplência. O período corresponde à campanha “Limpe seu nome”, em que os lojistas dão incentivos para o pagamento de débitos registrados no SPC.

Em outubro de 2009 saiu muito mais consumidor da lista do que entrou (-3,4%) e em novembro também o índice ficou negativo (-3,3%), o que permite ao presidente da FCDL-AM dizer que a campanha será repetida este ano. Nos últimos cinco anos os registros no SPC chegam a 405 mil. “É alto, se conseguirmos reduzir poderemos vender mais”, completa Assayag.

Cheques

A Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio) orienta os empresários para que fiquem atentos com cheques preenchidos com a data do ano anterior. É comum na virada do ano as pessoas errarem a data na hora do preenchimento, colocando o ano anterior, o que pode dificultar a troca do cheque.

Embora não sejam obrigados por lei, a maioria dos bancos aceita cheques preenchidos com a data do ano anterior até o final de janeiro, desde que não sejam constadas rasuras e que não se trate de um cheque prescrito, ou seja com mais de 180 dias de emissão.

Terezinha Patrícia
Da equipe de A CRÍTICA
27/01/2010
Fonte: http://www.procasa.com.br/ver.noticia.php?ID=3364

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